5 dicas de dinâmicas de relacionamento interpessoal

Em seleções de emprego, é comum que empresas invistam em dinâmicas de relacionamento interpessoal entre seus candidatos como parte do processo, já que todos possam crescer e alçar novos desafios, é fundamental que os colaboradores tenham uma boa convivência.

Com um relacionamento interpessoal positivo entre os funcionários, cria-se um ambiente de trabalho saudável e, consequentemente, produtivo e dedicado.

Empresas que conseguem ter essa visão do poder do trabalho em equipe investem em dinâmicas não só em processos seletivos, mas também dão continuidade a essa prática com o seu quadro de funcionários contratados.

E como as dinâmicas proporcionam um bom convívio, garantem a integração entre a equipe e ajudam a promover o equilíbrio no ambiente de trabalho, é fundamental que você conheça como elas funcionam na prática! Vamos lá?

 

A importância das dinâmicas de relacionamento interpessoal nas empresas

 

As dinâmicas de relacionamento interpessoal têm a grande capacidade de resolver problemas enfrentados pelos funcionários na empresa e também de potencializar resultados individuais e coletivos. Dessa forma, tanto os profissionais quanto a empresa apresentam um crescimento contínuo e conseguem se unir por um mesmo objetivo.

Uma das questões que podem ser melhoradas através das dinâmicas é a falta de comunicação entre os colaboradores da firma: por promover uma excelente interação, essas atividades fazem com que os funcionários estreitem os laços entre si e desenvolvam um engajamento maior no trabalho realizado.

A motivação é um dos ótimos resultados produzidos pelas dinâmicas de relacionamento interpessoal, que podem ser realizadas em formas de jogos, atividades interativas, apresentações e outras formas que promovam esse contato entre as pessoas.

Algumas não exigem material algum, enquanto outras dinâmicas necessitam de itens simples, como papel, caneta ou cadeiras. Vamos agora, então, conferir algumas dicas de dinâmicas de relacionamento interpessoal para você aplicar na sua empresa ou sugerir à sua equipe!

 

5 dicas de dinâmicas para você testar hoje mesmo com sua equipe

 

Comece o quanto antes

 

Quando falamos em começar as dinâmicas de relacionamento interpessoal o mais cedo possível, não estamos necessariamente pensando no processo seletivo.

Quando houver a adição de um novo membro na empresa, por exemplo, procure integrá-lo ao resto da equipe já no primeiro dia, para que ele se sinta mais confortável e perca aquela trava inicial que todos temos em um novo local de trabalho!

 

Invista na interação

 

Dinâmicas de relacionamento interpessoal que são interativas têm mais chances de envolver os participantes. Esqueça a idade e se permita investir em jogos que remetem a outros tempos, como a dança das cadeiras.

Jogos e atividades divertidas proporcionam um clima de descontração e relaxam os funcionários. Você também pode pensar em alguma ação que conte com mensagens transmitidas pelos próprios colaboradores, como estourar balões com recados dentro.

 

Desenvolva a reflexão

 

Em um local confortável, solicite que os funcionários escrevam qualidades, defeitos e características a serem melhoradas sobre os colegas, em uma folha que deverá estar fixadas nas costas de cada um deles. Depois debatam, em grupo, como foi a experiência de escrever sobre o outro e também de ler o que foi escrito sobre si mesmo.

É essencial que haja um mediador, pois a ideia aqui é fortalecer o feedback – não criar constrangimentos. Com essa dinâmica de relacionamento interpessoal, o funcionário pode refletir e aproveitar a oportunidade para amadurecer profissionalmente.

 

Integre ação e confiança

 

Em um grupo pequeno, de até 10 pessoas, peça que cada um escreva, em segredo, o que gostaria que o colega ao lado fizesse. Após todos terem terminado, encoraje que um voluntário realize a ação que o outro participante sugeriu.

Claro que deve haver bom senso, disposição e também confiança entre a equipe. Sabe aquela regrinha de não desejar aos outros que não desejaríamos a nós mesmos? Não se esqueça dela!

 

Lembre-se do emocional

 

Lembre-se sempre de quebrar barreiras e fortalecer as relações. Então um exemplo de dinâmica de relacionamento interpessoal que pode ser útil nesse sentido é a seguinte: em um círculo, os colaboradores devem olhar uns para os outros. Quando dois olhares se encontrarem, o par deve se abraçar no meio do círculo e trocar de lugar. A dinâmica ajuda a desenvolver a empatia, o afeto e a sensação de companheirismo.

Para ficar por dentro de mais dicas de um ambiente de trabalho produtivo, não deixe de curtir a página da Ione Cortese no Facebook e acompanhe todas as novidades e publicações!

Deixe seu comentário

Resolva a conta abaixo para publicar seu comentário: *