5 técnicas de liderança que vão tornar você um líder de sucesso!

Quando falamos em líderes, muita gente já associa automaticamente a palavra à figura do chefe, figura essa que muitas vezes é temida e nada querida pelos colaboradores de uma empresa. De fato, muita gente tem “medo” do chefe, ou não possui um bom relacionamento com ele.

Mas a verdade é que nem todo chefe é líder, e isso, mais do que gerar problemas de relacionamento e gestão na equipe, acaba trazendo desvantagens para a empresa como um todo: afinal, bons líderes são essenciais para organizações. Eles fazem muito mais do que apenas mandar nas pessoas.

Contudo, não é porque uma pessoa é uma boa profissional que ela será necessariamente uma boa líder: há pessoas que, quando são colocadas em cargos gerenciais, têm dificuldade de aplicar boas práticas no desempenho da função.

Mas isso não é algo definitivo: a liderança não é necessariamente uma habilidade inata, ela pode ser aprendida – e, ao aprender e utilizar técnicas de liderança, os benefícios virão não apenas para o líder em si, mas para todos aqueles que trabalharem com ele.

inscrição virada da semana

Sendo assim, selecionamos neste post algumas das principais técnicas de liderança que podem ajudar você a se tornar um líder melhor – e a contornar problemas de gestão. Continue lendo para aprendê-las!

5 técnicas de liderança para você testar com sua equipe

Trabalhar é preciso, descansar também

Começamos por esta técnica, pois há muitos líderes que a negligenciam. Com certeza, todo líder quer ter uma equipe que é apaixonada por seu trabalho e faz de tudo para cumpri-lo, certo? E seu papel, como líder, é fazer com que as pessoas realizem isso da melhor forma possível.

Porém, por mais que sua equipe ame o que faz, é preciso estar atento aos limites de seus colaboradores. Afinal, todo mundo precisa de momentos de lazer e descanso. Só que, muitas vezes, para não gerar uma sensação de que “não gosta de trabalhar”, os colaboradores evitam falar sobre essas necessidades.

Então, é sim papel do líder criar oportunidades para que seu liderados tenham esses momentos, seja para fazer uma viagem, passar mais tempo com a família, desenvolverem um hobby ou atividade de lazer etc. A princípio, pode parecer que sua empresa perderá com isso, mas a verdade é que funcionários descansados e bem resolvidos com sua vida pessoal têm melhores resultados no trabalho.

Algumas ideias para estimular esse hábito nos colaboradores: emendar alguns feriados, criar um rodízio de folgas ou férias, entre outros.

O céu nem sempre é o limite

Bom seria se pudéssemos estabelecer para nós mesmos metas audaciosas e sempre cumpri-las, não é mesmo? Bom, a realidade não funciona sempre assim.

Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de estabelecer as metas de seus funcionários. Objetivos audaciosos podem sim ser um estímulo para manter a equipe motivada e tentar se superar, mas é preciso trabalhar com metas possíveis, caso contrário o efeito será inverso.

Na dúvida, trabalhe com objetivos progressivos. Assim, sua equipe irá evoluir de maneira constante, mostrando que é possível chegar longe de forma sustentável. É importante também reconhecer o esforço do time em alcançar os objetivos, então fique atento e bonifique-os pelas conquistas, mesmo que de forma singela. Isso ajudará a equipe a chegar mais rápido ao seu objetivo.

Fala que eu te escuto

Ninguém gosta de realizar um trabalho e não receber qualquer opinião sobre ele. Sendo assim, procure sempre desenvolver a cultura do feedback entre os membros da sua equipe – inclusive entre eles.

É claro que você precisa dar o bom exemplo, então é importante que parta do seu lado esse posicionamento, seja para criticar, elogiar ou sugerir. Isso fará com que as pessoas reflitam mais sobre seu trabalho e seu comportamento, o que, por sua vez, leva às mudanças que por vezes são necessárias.

Dito isso, não se esqueça de que você está lidando com ser humanos e, por isso, é preciso ter cuidado com o que e como falar. Uma dica é desenvolver uma forma individualizada e tratar com cada um. Isso fará as pessoas se sentirem valorizadas, e com certeza trará resultados positivos no trabalho.

Transparência pra que te quero

Boatos, fofocas e informações mal comunicadas podem dar margens para interpretações erradas no trabalho e minar a produtividade da equipe. Por isso, busque sempre notificar seus liderados a forma mais clara possível.

Também mantenha-se disponível para responder a quaisquer dúvidas da sua equipe. Mantenha uma comunicação aberta e direta com eles, e deixe que o time tome parte ou opine em decisões que afetarão o coletivo. Isso ajuda inclusive a equipe a estar mais alinhada com os objetivos que você tem para ela.

Quem quer dinheiro?

Falar sobre dinheiro ainda é um tabu em muitas empresas, só que isso pode ser muito prejudicial para o convívio em equipe.

De forma resumida, o salário precisa refletir a valorização do profissional na empresa, e ao mesmo tempo não pode gerar conflitos internos, como a falta de equiparação salarial de pessoas na mesma função.

Além disso, é importante seguir sempre o piso salarial da categoria de trabalho na forma legal da lei. Outro tópico importantíssimo é manter a igualdade de salários entre mulheres e homens. Hoje em dia, é completamente inaceitável manter políticas distintas nesse aspecto.

A inteligência emocional como aliado

Cada vez mais, as empresas percebem que, mais do que habilidades técnicas e conhecimento, é muito importante que os profissionais tenham inteligência emocional para lidar com aspectos do trabalho. E, se isso já é importante para colaboradores individuais, imagine para aqueles que lideram uma ou mais equipes.

Por isso, tenha em mente que, em seu desenvolvimento como líder, você com certeza terá que trabalhar nessa questão. Mantenha sempre o equilíbrio; exageros em relação aos liderados, seja para o favorecimento (como premiações demais ou preferência de um em relação aos outros) ou desfavorecimento (cobranças excessivas ou menosprezar o trabalho de alguém), devem ser evitados.

Veja com mais detalhes como valer-se da inteligência emocional no trabalho no post A importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho.

Como o coaching pode auxiliar no desenvolvimento de uma boa liderança?

É claro que desenvolver técnicas de liderança não é algo que se possa fazer da noite para o dia, e muitas vezes esse processo é bastante complexo, principalmente se realizado sozinho. Por isso, é bem indicado tentar desenvolver habilidades de liderança com ajuda de um coaching.

Cursos de coaching costumam desenvolver e aplicar técnicas e ferramentas eficazes para potencializar suas melhores características, principalmente aquelas que contribuem para você ser um grande líder no futuro. Por exemplo, eles ajudam você a desenvolver sua habilidade de lidar com suas próprias emoções, com os sentimentos das pessoas ao seu redor e com todos os aspectos profissionais com os quais você precisa lidar.

Um bom exemplo é o curso Academia da PNL com Inteligência Emocional ministrado por Ione Cortese. Entre outras coisas, o curso ajuda pessoas que querem se tornar grandes líderes a promover mudanças de padrões comportamentais, aumentar a autoconfiança, melhorar os relacionamentos, aumentar a capacidade de persuasão etc.

Ione Cortese é palestrante, consultora e coach de alta performance, que criou seu próprio método para promover o desenvolvimento de competências e habilidades de profissionais, empresas e organizações que buscam melhorar sua posição no mercado, terem resultados mais consistentes, equipes mais qualificadas e colaboradores mais comprometidos.

inscrição virada da semana

Gostou deste post? Então curta nossa página no Facebook para acompanhar a agenda de cursos da Ione Cortese e ficar atento às datas dos próximos cursos da Academia da PNL!

Deixe seu comentário

Resolva a conta abaixo para publicar seu comentário: *