Confira 8 dicas de como evitar sofrer por antecipação!

Quantas noites de sono você já perdeu porque estava em um estado de nervosismo exagerado por algo que ainda não aconteceu? Sofrer por antecipação é algo que ocorre entre 10 a cada 10 pessoas em algum momento da vida. Ficamos afetados por preocupações que sequer sabemos se realmente vão se concretizar, mas que, ainda assim, têm a capacidade de nos deixar ansiosos.

Essa reação é natural. É uma forma inconsciente de nos prepararmos para o pior, mesmo que esse pior possa nem vir a ocorrer. Imaginando tanto a situação, acreditamos que nos protegemos para o futuro. Falando assim nem parece tão ruim, não é? Mas só o que isso traz é falta de paz interior, preocupação, ansiedade e um constante estado de tensão! Ou seja: não aproveitamos a vida, que é imprevisível!

Quer saber como evitar sofrer por antecipação? Vamos entender antes por que isso acontece às pessoas e depois colocar em prática algumas dicas!

 

Por que você está sofrendo por antecipação?

 

A mente é traiçoeira. Ela pode criar situações e problemas inexistentes, fazendo a pessoa acreditar que, ao se preocupar e tentar se defender do que está por vir, ela se poupa do sofrimento lá na frente.

Infelizmente, esse hábito é muito comum. Antecipamos términos, traições, demissões e até mesmo a morte de pessoas queridas.

Qualquer que seja o caso, o sofrimento por antecipação rouba a possibilidade de aproveitamento. Ao sofrer antes da hora com a morte iminente de um parente mais velho, você deixa de aproveitar aquele tempo precioso com ele. Da mesma maneira que ao sofrer por uma possível demissão, deixa de dar o seu máximo no trabalho e de mostrar que é um profissional empenhado.

Com tantas paranoias na cabeça, não é à toa que sentimos o reflexo disso no nosso corpo, que fica mais suscetível a doenças.

Curta a vida agora! Invista em pensamentos positivos para atrair situações igualmente boas e deixe para sofrer só quando chegar o momento (que nem sempre chega!)

 

Como é possível evitar sofrer por antecipação?

 

Saber lidar com a própria mente e aprender a reprogramar pensamentos é fundamental para quem quer entender como evitar sofrer por antecipação. Confira as dicas que separamos para ajudá-lo a lidar com o sofrimento antecipado!

 

Racionalize

 

Não se deixe enganar pela mente quando ela está afetada pelo seu emocional. Invista no que é lógico. Afinal, aquilo o que está causando tanto sofrimento tem um motivo racional por trás?

 

Questione-se

 

No lugar de abraçar esse sofrimento antecipado, pergunte a si mesmo se a razão para ele é um problema ou uma preocupação. O primeiro pede por soluções, enquanto o segundo muitas vezes nem chega a se tornar um problema de fato.

 

Mentalize a solução

 

Tudo bem, você concluiu que está sofrendo por uma preocupação, não por um problema. Aproveite e faça o exercício: qual seria a solução se isso realmente fosse um problema? No caso de uma pessoa que está ansiosa com a possibilidade de ser mandada embora do trabalho, qual seria a solução se a demissão acontecesse?  

 

Deixe o passado no passado

 

Só porque algo aconteceu lá no passado não significa que ocorrerá novamente. Desapegue do passado para não sofrer antecipadamente pelo futuro.

 

Substitua os pensamentos negativos

 

Nossos pensamentos têm uma força imensa e invisível. Abra mão dos pensamentos negativos, pois eles atraem situações ruins. Invista em pensamentos positivos para atrair coisas boas na sua vida.

 

Ocupe-se

 

Mente vazia é oficina do diabo, já diz aquele velho ditado. Enquanto manter a mente limpa é excelente (aproveite para conhecer o poder da meditação!), manter-se ocioso, por outro lado, é improdutivo e perigoso.

 

Saiba se divertir

 

Dê uma trégua à sua mente! Tire um tempo para seus hobbies, para socializar e para relaxar. Como evitar sofrer por antecipação se você não se permitir sentir aquilo que é positivo e leve?

 

Carpe diem

 

Como já dizia a expressão em latim: Aproveite o momento!

Agora que você já sabe como evitar sofrer por antecipação, que tal ficar por dentro de mais dicas de qualidade de vida? Curta a página da Ione Cortese no Facebook para acompanhar todas as novidades e publicações!

Deixe seu comentário

Resolva a conta abaixo para publicar seu comentário: *