5 dicas de como sair da zona de conforto e mudar de vida!

pessoa planejando como sair da zona de conforto e mudar de vida

Com certeza você conhece alguém que está nesta situação (se não for você mesmo): a pessoa acredita que sua vida não está num bom momento, mas não consegue ver como melhorá-la e acaba “deixando como está”. Essa situação é conhecida como “zona de conforto”.

A zona de conforto não é um um lugar propriamente dito, mas situações e hábitos que temos e com os quais nos sentimos cômodos, pois já sabemos como lidar com eles, mesmo que não nos agradem.

Contudo, ao mesmo tempo que é confortável, pode gerar uma grande frustração, já que, muitas vezes, o indivíduo não está satisfeito em estar nela. Sair dela não é fácil, mas pode acarretar em melhorias incríveis em sua vida e fazer você mudar sua visão de mundo.

Não que seja errado estar em sua zona de conforto, desde que você não planeje algo mais do que isso. Mas, se existe a vontade de crescer e se desenvolver, é preciso abandoná-la e assumir certos riscos.

Você, em algum momento, já se perguntou: como sair da zona de conforto e mudar de vida? Se você deseja crescer, sabe que é preciso mudar certos costumes e situações que farão você sair da acomodação, e é isso que explicaremos como fazer neste post. Acompanhe!

inscrição virada da semana

Por que você deve sair da zona de conforto?

Sair da zona de conforto gera uma barreira psicológica que muitas vezes nos impede de aceitar desafios, oportunidades e melhorar a satisfação em relação à nossa vida. É como se tivéssemos alguém nos dizendo internamente: “Isso é um risco… Você não consegue / não pode fazer isso… Não é para pessoas como você”.

Contudo, o que você deve ter em mente é que sair da zona de conforto nos permite realizar coisas maravilhosas, aprender mais, conhecer pessoas fantásticas, ter experiências incríveis. É a chance que você terá de viver oportunidades novas e se diferenciar das outras pessoas. E é o que permitirá a você chegar mais perto de estar satisfeito com o trabalho, com suas habilidades, com a família, com os amigos, com a saúde, com sua vida de maneira geral.

Mas isso depende apenas de você. Para chegar lá, onde a maior parte das pessoas têm medo e/ou preguiça de chegar, é preciso estar disposto a fazer aquilo que a maioria não está disposta a fazer.

Sair da zona de conforto pode dar a você a impressão de que você está abandonando uma segurança. Mas é importante lembrar que, muitas vezes, esse sentimento de segurança é ilusório. E que mudar fará você se sentir animado, capacitado e vivo como nunca se sentiu antes.

De que maneiras você pode sair da sua zona de conforto?

Veja abaixo algumas dicas para sair da sua zona de conforto, que podem ser aplicadas a partir de já. Não se esqueça de que cada pequeno passo é importante nesse processo. Vá no seu ritmo e em pouco tempo você começará a ver os resultados da sua coragem e determinação.

1. Aprenda algo novo

Aprender algo novo pode ser o objetivo de sair da sua zona de conforto, mas pode ser também parte do processo para chegar até lá. Por exemplo, que tal tentar aprender a tocar aquele instrumento que você sempre gostou, ou finalmente começar aquela aula de inglês ou de outro idioma?

No início, serão muitos obstáculos, e eles parecerão enormes, já que você estará absorvendo muitas informações novas que exigem muita atenção e esforço por parte da sua mente. Entretanto, esteja certo de que esse exercício ajudará você não apenas no aprendizado em si, mas a sair da zona de conforto em qualquer aspecto da sua vida.

2. Ajude os outros

Você pode achar que sair da zona de conforto é um processo individual e que você deve focar na sua pessoa e, de fato, isso é verdade. Mas, muitas vezes, ajudar os outros não atrapalhará, e sim, ajudará nesse processo.

Uma sugestão é fazer algum trabalho voluntário ou simplesmente se oferecer para auxiliar algum conhecido que precise. A forma como você fará isso não importa tanto, e sim o fato de que você se colocará à disposição dos outros.

Isso fará com que você veja o mundo com outros olhos. Isso porque, muitas vezes, ficamos tão fechados em nossa concepção de vida que não vemos que as coisas podem ser de outra maneira para os outros. Assim, conhecer a realidade de outras pessoas pode nos auxiliar a lidar melhor com nossas próprias questões. Além, é claro, do fato de que você estará fazendo bem aos outros, e o mundo precisa bastante disso, não é mesmo?

3. Viva novas experiências

Esse também é outro aspecto que pode ser o objetivo de sair da zona de conforto, mas também pode ser um passo para isso. Um dos melhores exemplos é fazer uma viagem. Viagens são sempre boas para quem está querendo sair da zona de conforto.

Pouco importa se será apenas um fim de semana ou uma viagem longa, se você ficará na cidade ao lado da sua ou e irá para o outro lado do planeta. O importante é desenvolver sua visão de encantamento e descobrimento do novo, explorar locais que não conhece, se relacionar com pessoas diferentes da sua realidade, o que poderá trazer muitas novidades para você.

4. Crie confiança em você mesmo

Você realmente acredita na sua intuição, nas suas capacidades e no seu potencial? Pode parecer que não, mas muitas pessoas não acreditam e muitas vezes não se dão conta disso.

Então, se você perceber que esse é o seu caso, dê uma chance para que as coisas sejam diferentes: convença-se a acreditar na sua capacidade de mudar. Só depende de você.

 

5. Não ligue para o que podem achar de você

Você já deixou de fazer algo por causa da opinião os outros? Provavelmente sim. Isso é, aliás, uma das coisas que mais nos deixa presos à zona de conforto. Muitas vezes, as pessoas dão sua opinião não porque querem nos prejudicar, mas porque querem nos ajudar.

Só que nem sempre isso gerará algo bom para você, porque por vezes elas não conhecem sua realidade e sua história e, em vez de incentivar, podem colocar você para baixo e fazer com que você abandone uma ideia da qual gosta.

Então, deixe de lado o que os outros pensam de você e assuma riscos. Isso pode levar a fazer coisas diferentes e descobrir novas habilidades. Lembre-se de que a opinião mais importante sobre você é a sua própria.

Dê o primeiro passo para fora da zona de conforto

Não há outro caminho para dar o primeiro passo a não ser tomar a decisão de fazê-lo. Você provavelmente já pensou sobre o que gostaria de mudar na sua vida. Isso é muito bom, porque indica que está atrás de algo diferente, não quer se acomodar, não quer fazer algo apenas porque “tem que ser feito”, sem questionar.

Agora é com você: decida fazer essa mudança, crie um plano de ação com um passo a passo do que você precisa fazer para chegar ao seu objetivo e trabalhe para aplicá-lo o mais rapidamente possível.

Não coloque condições como “começarei assim que me mudar / terminar meus estudos / etc.”. Se não dá para fazer tudo agora, comece com o que é possível.

Por exemplo: se seu objetivo é ascender na sua carreira, crie um calendário para estudar frequentemente assuntos relacionados ao cargo que você quer chegar. Crie uma agenda com eventos de networking nos quais você possa conhecer pessoas que ajudarão nesse objetivo e nos quais você possa aprender como chegar a determinado cargo. Crie um cronograma de ações profissionais que possam levar você mais perto desse objetivo. Em pouco tempo, você começará a ver os resultados.

Concluindo, esperar o momento perfeito para sair da zona de conforto fará com que você continue no mesmo lugar. Se esperarmos o momento perfeito, estaremos admitindo que o medo do fracasso é maior do que a satisfação de lutar pelo sucesso, e não deve ser.

É claro que sempre queremos que tudo dê certo quando tentamos fazer algo novo. Mas, se o medo do fracasso nos paralisar, nunca saberemos se teremos chance de ter sucesso. Para sair da zona de conforto, comece a se mexer o quando antes.

E se você quer ajuda para esse processo, conheça nosso mini-curso gratuito a Grande Virada e dê o primeiro passo para sair da zona de conforto e mudar de vida.

inscrição virada da semana

2 thoughts on 5 dicas de como sair da zona de conforto e mudar de vida!

Deixe seu comentário

Resolva a conta abaixo para publicar seu comentário: *