Como se comunicar bem com as pessoas? Confira 9 dicas!

Grupo de pessoas se comunicando bem entre si

A comunicação é um aspecto fundamental em nossas vidas. Seja no ambiente de trabalho ou em nossas relações pessoais, saber como se comunicar bem com as pessoas é um dos fatores mais importantes para a construção de relacionamentos saudáveis e para constante evolução profissional.

Nos dias de hoje, no entanto, é perceptível o número cada vez maior de pessoas que apresentam problemas para se comunicar adequadamente. E isso é um problema grave. Afinal, quem não consegue se expressar bem sofre com uma série de sentimentos negativos, como insegurança, timidez e outros conflitos internos. Como consequência, esses aspectos tornam-se obstáculos para o seu desenvolvimento profissional e para manutenção de relações que poderiam vir a ser benéficas em sua vida.

Mas afinal, como se comunicar bem com as pessoas?

Para quem tem dificuldades em se comunicar com outras pessoas, existem algumas dicas que podem ajudar a superá-las e a melhorar a forma como se relaciona com o mundo. As principais são:

Intensidade de voz

Um dos fatores mais importantes para uma comunicação efetiva é o tom de voz que utilizamos. Enquanto quem fala muito baixo pode transmitir insegurança, falar alto geralmente irrita e gera incômodos ao interlocutor.

Para saber se você sofre com esse problema, atente-se a alguns aspectos, como pedidos de outras pessoas para que você fale mais baixo ou para que baixe o tom de voz, por exemplo.

Outro ponto a ser levado em consideração é a velocidade de fala. Pessoas que falam rápido demais exigem maior atenção de quem ouve e podem atrapalhar a compreensão da mensagem que desejam passar. Por sua vez, falar muito lentamente pode tornar a conversa monótona e entediante, gerando distrações e, consequentemente, influenciando o modo como o interlocutor apreende a informação.

Pronúncia

Saber comunicar-se também está relacionado à correta pronúncia das palavras. Erros nesse sentido tiram a atenção de quem está ouvindo e podem abalar a credibilidade de que fala. Por isso, treine as pronúncias das palavras e atente-se para não deixar espaço para interpretações equivocadas ou sentidos ambíguos.

Linguagem corporal

Uma boa comunicação não se resume apenas a palavras. Nosso corpo desempenha um papel fundamental na maneira como enviamos a mensagem e como o interlocutor a recebe. Nossa postura, entonação de voz, gestos e tiques são componentes inerentes ao que queremos dizer e podem impactar diretamente na sua credibilidade e na maneira como as pessoas que estão ouvindo interpretam a informação.

Assunto

Quem deseja comunicar-se bem deve conhecer a fundo o assunto que será tratado na conversa. Ao apresentar um projeto, participar de uma reunião ou expor ideias tenha certeza que domina o tema que pretende tratar. Para isso, estude e baseie sua fala sempre em argumentos, evitando meros achismos e o senso comum. Quem sabe do que está falando, transmite segurança e credibilidade a quem ouve.

Vocabulário

Expandir seu vocabulário é uma das ferramentas mais importantes para quem deseja de comunicar bem, pois fornece ferramentas primordiais para expressar ideias com clareza e objetividade. Um bom vocabulário também é fundamental para evitar repetições, estruturar melhor a mensagem que deseja passar e saber adaptar o discurso a cada público.

Vale ressaltar, no entanto, que expandir seu vocabulário não é sinônimo de aprender e utilizar palavras complexas ou eruditas. A forma como você se comunica deve ser sempre acessível ao interlocutor, independentemente do contexto em que está inserido naquele momento.

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Atitudes que melhoram a sua comunicação no ambiente profissional

Comunicar-se adequadamente é uma das qualidades fundamentais e extremamente valorizadas em profissionais de todas as áreas. Pessoas com essas habilidades são mais propensas a evoluir na carreira e a alcançar posições estratégicas mais facilmente.

Pensando nisso, veja algumas atitudes que podem te ajudar a melhorar sua comunicação no ambiente de trabalho:

Saber a hora certa de falar

Saiba o momento mais adequado para se pronunciar. Seja para expor uma ideia em uma reunião ou para dar um feedback a um colega, timing é fundamental. Para isso, evite interromper outras pessoas enquanto falam e espere sempre que todos terminem de apresentar seus argumentos e opiniões antes de colocar suas posições. Quem ouve os outros consegue embasar e estruturar melhor sua própria mensagem.

Por fim, no caso de críticas ou elogios, prefira fazê-los em particular, baseando-se em argumentos e reforçando aspectos positivos da pessoa em questão.

Aceitar feedbacks

Saber aproveitar críticas, sejam elas construtivas ou não, é fundamental para crescer profissionalmente. Sendo assim, é importante não se alterar com os comentários emitidos por outras pessoas, mas sim transformá-los em motivação para constante melhoria e aprendizado.

Ser paciente

Tolerância é uma habilidade que deve ser praticada com todos ao seu redor, independentemente do contexto e da ocasião. De nada adianta se comunicar bem se não existe disposição em ouvir o outro lado. Demonstrar interesse e jamais interromper as pessoas são comportamentos que devem ser aprimorados dia após dia.

Profissionais que não escutam seus pares e querem ter sempre a palavra costumam ser vistos como desinteressantes e, muitas vezes, são excluídos dos diferentes círculos que se criam na corporação.

Se aproximar das pessoas

Ao participar de reuniões e outras atividades corporativas, envolva todos os membros e estimule-os a se pronunciarem. Aproximar-se das pessoas é uma estratégia importante para aprender a melhor forma de lidar e de se comunicar com cada uma delas. Trata-se também de cuidar da construção da sua própria imagem.

Pensando nisso, busque sempre demonstrar simpatia, atenção e disposição em comunicar-se com colegas de trabalho. Tente conhecê-los, chamá-los pelo nome, conversar, enfim,procure estabelecer uma relação cordial com todos. A proximidade é um importante fator para nos deixar mais à vontade para nos expressarmos adequadamente.

Coaching como ferramenta de comunicação

Desenvolver formas de se comunicar melhor faz parte de uma estratégia de constante capacitação que todo o bom profissional deve ter. Para isso, no entanto, é preciso adquirir e dominar uma série de novas habilidades que permitam colocar em práticas todas as dicas que passamos.

Nesse sentido, o coaching fornece as ferramenta necessárias para quem deseja se comunicar melhor e, assim, evoluir nas relações pessoais e profissionais. Nesse contexto, dentre as principais vantagens do coaching, destacam-se:

  • Saber como demonstrar autoconfiança ao se expressar;
  • Ter mais segurança na hora de apresentar projetos, ideias e propostas;
  • Possuir maior entendimento da mensagem que deseja transmitir;
  • Portar-se positivamente no ambiente de trabalho;
  • Conseguir passar credibilidade e fazer seu próprio marketing pessoal.

Com esses ensinamentos, o coaching possibilita uma infinidade de conhecimentos que proporcionam a você a possibilidade de se expressar de forma mais saudável e, assim, potencializar sua carreira profissional.

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