Crenças limitantes sobre dinheiro: como é possível se livrar delas?

Crenças limitantes são reflexos que criamos a partir da compreensão de certas experiências negativas que vivenciamos. Assim que passamos a nos comportarmos de acordo com determinado padrão, nossas resoluções e determinações passam a sofrer influência desse modelo, o que, por sua vez, influencia em nossa tomada de decisões.

Isso significa que, por mais que acreditemos que nossas decisões sejam tomadas com base na realidade, elas são feitas com base em nossas crenças e valores sobre essa realidade.

Em outras palavras: a realidade como a percebemos só é como é por causa da vivência que tivemos e de como interpretamos essa vivência ao longo do tempo. Isso quer dizer que nossas crenças não correspondem à realidade tal qual ela é, mas são, sim, uma interpretação que damos à realidade.

E, assim como em outros aspectos da vida, é normal que desenvolvamos crenças limitantes a respeito do dinheiro e de nossa relação com ele, bem como outros assuntos relacionados a nossa situação financeira em geral. E isso pode se muito prejudicial para nossa vida, pois pode nos impedir de chegarmos à prosperidade financeira e de vida que tanto almejamos.

Por exemplo: é por causa das crenças limitantes a respeito de dinheiro que muitos ganhadores da loteria acabam por perder tudo o que ganharam depois de algum tempo. Isso porque a maioria das pessoas não está preparada para lidar com valores significativos – e acabam se auto-sabotando.

Mas, afinal, quais são as crenças limitantes sobre dinheiro que costumamos criar para nós mesmos, como as formulamos e como nos livramos delas? Leia a seguir!

Como formamos crenças limitantes sobre dinheiro?

Como já dissemos, nossas crenças (que são formadas com base naquilo que aprendemos no passado) são em grande parte responsáveis por moldar aquilo que buscamos obter. Isso porque vivemos num mundo de causa e efeito, e nossos resultados se baseiam em nossa “programação mental”.

Assim, frases como “dinheiro não traz felicidade”, tão repetidas em nossa cultura, acabam, involuntariamente, entrando em nossas crenças e, mesmo que subconscientemente, acabamos acreditando nisso. Assim, por que buscar obter mais dinheiro se ele não traz felicidade?

Pode parecer absurdo dizer isso, mas a verdade é que esse tipo de crença/padrão está em nosso inconsciente, e gera, por sua vez, ações inconscientes que confirmem tal crença.

A seguir, vamos listar algumas dessas crenças limitantes que acabam por criar uma relação prejudicial com nossa vida financeira:

O dinheiro torna você uma pessoa menos espiritualizada

Muitas pessoas acreditam que ser uma pessoa mais espiritualizada é ajudar o próximo e que o dinheiro torna as pessoas mais mesquinhas e, portanto, menos espirituais. Mas a verdade é que o dinheiro pode ajudar as pessoas a ajudarem os outros.

Vemos isso muito frequentemente entre pessoas que possuem grandes fortunas, mas que, a despeito do dinheiro que têm, doam grande parte do seu dinheiro para ajudar causas nobres.

Investimento só serve para quem já tem dinheiro

Há quem acredite que apenas pessoas que já têm dinheiro podem se dar ao luxo de investir para ganhar mais, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Afinal, se você quer acumular mais renda, precisa estudar novos meios para fazer isso.

E não é preciso ter fortunas na conta bancária para fazê-lo. Hoje em dia, há cada vez mais opções de investimento para quem quer dar os primeiros passos começando com pouco. Mais importante do quanto você tem, é o quanto você consegue poupar.

Só é possível ficar rico fazendo coisas erradas

A cultura brasileira é uma cultura que tende a depreciar o ganho de dinheiro, como se isso tornasse as pessoas ruins. Muito pelo contrário. Se formos analisar, muitas pessoas que ganham dinheiro o fazem porque correm riscos, lutam para gerar empregos, riqueza e valor para o país.

Além disso, há o fator inveja; aqueles que não conseguem ganhar dinheiro de forma justa tendem a apontar o dedo para aqueles que conseguem, muitas vezes por acreditarem que não é possível chegar lá de forma justa e ética. Felizmente, há muitos exemplos que provam o contrário.

Dinheiro não traz felicidade

É claro que acumular capital e bens só por acumular não gera felicidade… Mas convenhamos que esse é um conceito bastante subjetivo, que depende de qualquer um.

De qualquer forma, o dinheiro dá a você a oportunidade de vivenciar experiências incríveis, que podem sim gerar muita felicidade. Afinal, a viagem dos seus sonhos, ou aquele curso que você sempre quis fazer, provavelmente só serão possíveis se você tiver recursos financeiros para isso.

Além disso, o dinheiro também pode ajudar você a proporcionar mais saúde, educação e bem-estar para você mesmo e para sua família. Afinal, isso não contribui para a sua felicidade?

Como é possível se livrar de crenças limitantes sobre dinheiro?

Você pode estar se perguntando: mas se as crenças limitantes nascem de forma inconsciente, é possível combatê-las e se livrar delas?

A resposta é sim. Evidentemente, isso muitas vezes não é fácil. É preciso descobrir como identificá-las.

O primeiro passo é perguntar-se se você possui crenças limitantes a respeito da sua própria prosperidade, sobre dinheiro, riqueza e sente inveja de quem alcançou isso. Se sim, o segundo passo é analisar se essas coisas estão impedindo você de chegar ao seu sucesso e aos seus objetivos.

Uma sugestão para livrar-se dessas crenças é visualizar como seria se futuro ideal pois, assim, você pode identificar o que está impedindo você de chegar a esse futuro. Identificando aquilo que impede seu crescimento, você pode mudar seus padrões de pensamento, ações e hábitos que sabotam sua prosperidade.

Sim, esses passo podem dar medo, ou você pode achar que não tem condições de chegar lá, mas é justamente o medo e esse sentimento de impotência que impedem você, e fazem com que você fique estagnado, porque alimentam suas crenças limitantes.

É por isso que você precisa identificar o que impede você de buscar o sucesso. Esse é o primeiro – e mais importante – passo para você se livrar das crenças limitantes.

Como o coaching pode ajudar a eliminar crenças limitantes?

Felizmente, você não precisa passar por todo esse processo sozinho: você pode ter ajuda profissional para dar esses passos.

O primeiro passo, é claro, é seguir o caminho citado acima; mas, depois disso, é interessante continuar seu crescimento com o auxílio de um coaching. Nesse sentido, uma das formas mais bem sucedidas para se livrar de suas crenças limitantes é o método Ione Cortese.

O método Ione Cortese é um conjunto de soluções capazes de promover grandes transformações internas. A coach Ione Cortese desenvolveu uma proposta capaz de ampliar o seu conhecimento e potencial, por meio de um grande mergulho interno que provoca mudanças de dentro para fora, e ajuda você a se libertar de suas crenças limitantes e se tornar uma pessoa melhor e um profissional de sucesso.

Se você quiser conhecer mais sobre nosso trabalho, curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades e publicações do nosso blog!

Deixe seu comentário

Resolva a conta abaixo para publicar seu comentário: *