Entenda a diferença entre mentoring e coaching e saiba qual escolher!

O mercado de trabalho tem cada vez mais exigido que os profissionais procurem se aperfeiçoar na área de atuação. Não só o mercado, aliás.

As pessoas hoje sentem uma necessidade de constantemente se desenvolverem no âmbito profissional, agregando não só para a empresa, mas também para o próprio crescimento interno.

Além dos cursos de especialização, um rumo bastante procurado atualmente são os métodos de coaching e mentoring. Os dois são muito conhecidos, mas acabam sendo confundidos com frequência!

Conduzida pelo coach (um “treinador”), a metodologia do coaching procura desenvolver as habilidades do coachee, que é o indivíduo que passa pelo processo. São várias sessões que ajudam, através de técnicas e ferramentas específicas, a esclarecer questões que possam estar atrapalhando o seu crescimento.

Com o coaching, é possível determinar metas e também alcançá-las mais rápido!

Já o mentoring funciona como uma orientação, onde um profissional experiente compartilha suas vivências e seus conhecimentos com uma pessoa mais jovem. Ou seja: como o próprio nome indica, o cliente é guiado por um mentor.

Os dois métodos são procurados por profissionais que estão precisando de ajuda para ter mais clareza no rumo profissional ou que queiram se aperfeiçoar no campo de trabalho. Também são escolhidos por aqueles que sabem as dificuldades pessoais que enfrentam no dia a dia profissional e desejam melhorá-las.

Mas então, qual a diferença do mentoring e coaching, se ambos são procurados por profissionais empenhados? Acompanhe que já vamos explicar!

inscrição virada da semana

 

Afinal, qual a diferença entre Coaching e Mentoring?

São várias, começando pelo intuito de cada um dos métodos.

O coaching procura despertar na pessoa o potencial que ela tem, desenvolvendo o autoconhecimento e aplicando em várias áreas da vida.

É um processo bastante reflexivo e que acredita que os indivíduos têm dentro de si as respostas e formas necessárias para crescer profissional e pessoalmente. Por isso, os coachees terminam as sessões aptos para evoluírem sozinhos, continuamente!

Além disso, o coaching também ajuda a determinar metas e prazos e a traçar caminhos para que os objetivos desejados sejam alcançados.

Já no mentoring, o foco está necessariamente na carreira do cliente, ainda que algumas questões pessoais sejam abordadas durante o processo. Por isso, ele só pode ser realizado por especialistas em determinado campo de atuação, que tenham conhecimentos técnicos.

O profissional que conduz o método de coaching, por sua vez, está certificado e credenciado para aquela função e consegue abordar aspectos mais amplos, além da carreira profissional. O coach também não precisa ter experiência na área de trabalho do coachee (ou ser mais velho do que ele, por exemplo).

Outra importante diferença entre mentoring e coaching é o tempo de duração de cada um: enquanto o coaching acontece durante um período previamente combinado, o mentoring não estabelece um prazo específico.

 

Como funcionam esses processos?

A pessoa que opta pelo método de mentoring pode saber um pouco mais da área de atuação escolhida através da experiência do mentor. Logo, recebe informações de um profissional com a bagagem apropriada para opinar sobre o seu campo de trabalho.

A diferença do mentoring para o coaching neste sentido é que, no coaching, não é necessária a experiência do coach no objetivo a ser alcançado pelo coachee: se ele precisa perder o medo de falar em público, por exemplo, não é obrigatório que o coach seja uma referência em oratória, justamente porque o processo de coaching investe no desenvolvimento das capacidades individuais, não necessariamente em informações de experiências passadas.

Seja qual for o caminho escolhido, os dois métodos são benéficos ao cliente! Então procure entender qual que se adapta melhor às suas metas e invista seu tempo corretamente.

Não deixe de curtir a página de Ione Cortese no Facebook para acompanhar todas as novidades e publicações e saber em primeira mão do nosso conteúdo!

 

Deixe seu comentário

Resolva a conta abaixo para publicar seu comentário: *