Hábitos e dicas de como ser uma pessoa mais calma

como ser pessoa mais calma

Imagine-se em uma situação recorrente e estressante para quem dirige carro: ficar preso em um engarrafamento. Tente prever a sua reação. Você mais provavelmente iria irritar-se e buzinar ou aceitar a circunstância e aproveitar para se distrair ouvindo rádio, por exemplo?

Embora chato, o trânsito é um problema de menor grau na vida.

Se você é do tipo que fica muito estressado ou preocupado com essas questões rotineiras, então o alerta vermelho está apitando!

Pessoas que ficam afetadas com problemas menos importantes, como o trânsito ou um contratempo no trabalho, são as que mais têm dificuldade de serem calmas. E no Brasil parece que isso é ainda mais difícil que no resto do mundo.

Em um ranking levantado pela International Stress Management Association (Isma Brasil) dos dez países mais estressados do mundo, o Brasil aparece em um doloroso segundo lugar.

Parte disso vem da falta de conhecimento das pessoas a respeito da inteligência emocional, imprescindível para quem pretende descobrir como ser uma pessoa mais calma no dia a dia.  A inteligência emocional oferece equilíbrio para o indivíduo aprender a lidar melhor com situações da rotina, não depositando sua energia em desgastes emocionais desnecessários.

Inspiradas pela aproximação do réveillon, muitas pessoas aproveitam para buscar novos objetivos e estilos de vida. Mas você não precisa esperar uma oportunidade ao ano para aprender como ser uma pessoa mais calma: comece já a garantir mais qualidade de vida e bem-estar para a sua vida seguindo as dicas abaixo!

inscrição virada da semana

Como conquistar inteligência emocional para ser uma pessoa mais calma

Se você ainda não está familiarizado com a inteligência emocional, não precisa se preocupar. Vamos dar algumas dicas para conquistá-la e ajudar no processo de se tornar uma pessoa mais calma!

Diminua o hábito de reclamar

Quanto mais reclamamos e pensamos de maneira negativa, mais atraímos situações ruins para nossa vida! No lugar de reclamar, invista em um pensamento positivo, listando tudo que você já conquistou e pelo qual é grato.

Seja uma pessoa mais empática

Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis, empatia pode ser definida como a “habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa” e a “compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem”. A empatia deve ser um dos principais investimentos para quem quer ter equilíbrio emocional e ficar de bem com a vida.

Dê mais atenção à sua respiração

Em situações de estresse, costumamos ficar com a respiração mais acelerada. Preste mais atenção nessas horas e procure respirar com calma, inspirando e expirando mais demoradamente…

Repense a relação com suas emoções

Conseguir compreender bem as próprias emoções e refletir sobre elas é essencial para conquistar a inteligência emocional e ser uma pessoa mais calma. Amplie a consciência sobre as suas emoções, sem reprimi-las mas também sem deixar que elas criem reações impulsivas e descabidas. Reflita sobre cada uma delas, compreendendo como elas agem no seu dia a dia.

 

Hábitos que podem te tornar uma pessoa mais calma

Como ser uma pessoa mais calma agora que você já tem todas as armas da inteligência emocional a seu favor? Confira abaixo os hábitos que ajudarão nessa jornada:

Conectar-se à natureza

Seja no meio do mato, em cima de uma montanha ou mergulhando no mar, o contato com a natureza permite que você se desconecte dos estresses da rotina. Abra mão do celular e viva o momento, permitindo-se relaxar. Mesmo que esteja em uma cidade, tire um tempo para ir em um parque ou jardim.

Colocar uma música tranquila

Não é fã de música clássica? Não tem problema!

Invista em músicas que consigam causar relaxamento, independentemente do seu gosto. É provado cientificamente que a música tem a capacidade de acalmar, pois provoca diversas reações químicas no cérebro. A música é capaz de diminuir a ansiedade e o estresse, melhorar o sono e, de quebra, ainda ajudar você a ser uma pessoa mais calma.

Beber menos cafeína

É dessas pessoas que dependem de cafeína para render durante o dia? Mesmo que não queira cortar o consumo de vez, é bom ficar de olho na quantidade e no horário: dependendo desses fatores, a cafeína provoca ansiedade, irritação, prejudica o sono e ainda dá azia e dor de estômago. Hora de repensar o hábito.

Deixar seu espaço organizado

Quando falamos espaço, estamos nos referindo ao trabalho, carro, casa…

Mantenha os locais em ordem e limpos para conseguir agilidade, concentração e equilíbrio durante os dias. O próprio ato de organizar tem um resultado positivo. Além de ser uma pessoa mais calma, aproveite para ser uma pessoa mais organizada!

Evitar o rancor

Se tem dificuldades para abrir mão do rancor, então temos uma informação para fazer você mudar de ideia: perdoar pode ser muito bom para a sua saúde mental. Já guardar rancor é capaz até de prejudicar o coração, segundo pesquisa da American Heart Association. Aprenda a perdoar e a não guardar rancor, assim vai ser uma pessoa mais calma.

Fazer um diário

É mais fácil processar nossos pensamentos e emoções quando colocamos tudo no papel.

Crie essa rotina diária ou semanal para criar uma conexão mais profunda com o que se passa na cabeça e no coração, sem receio de julgamentos ou vergonha. Procure ser totalmente honesto no que escrever.

Cuidar de si mesmo

Esse hábito envolve um bocado de recomendações para os que estão investindo em como ser uma pessoa mais calma.

Cuidar de si mesmo envolve fazer atividades físicas, ter uma alimentação saudável, dar atenção à saúde, caminhar mais, meditar, fazer ioga… Há uma série de coisas que você pode fazer para deixar esse autocuidado em dia.

Ter um bom círculo social

Interaja com pessoas mais tranquilas, que transmitam harmonia e calma. Conheça novos olhares e formas de ver o mundo e dialogue mais, para entender como se tornar alguém mais zen. E também reveja a amizade com pessoas que despertam sentimentos negativos, diminuindo o contato.

Com essas dicas todas, você agora já pode começar sua mudança para se tornar uma pessoa cada vez mais calma! E, para continuar sua jornada de crescimento pessoal, não deixe de conferir as novidades curtindo minha página lá no Facebook!

Deixe seu comentário

Resolva a conta abaixo para publicar seu comentário: *