A importância da motivação nas organizações – e como alcançá-la

O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo – e não só para aqueles que disputam uma vaga de emprego. A pressão também tem vindo para o outro lado: o dos empregadores. Só agora eles começam a perceber a importância da motivação nas organizações para reter talentos no quadro da empresa.

E a cobrança é justificada! Os tempos mudaram, assim como os vínculos entre funcionário e empresa. Mais do que nunca, o colaborador deve se sentir motivado para criar vínculos com a firma e para exercer o seu máximo dentro do trabalho.

A produtividade é uma das primeiras consequências percebidas pelas empresas que reconhecem a importância da motivação nas organizações. Uma equipe motivada é uma equipe produtiva, o que resulta em objetivos alcançados em um prazo menor, com empresa e colaboradores satisfeitos

Consequentemente, a empresa consegue reter na equipe funcionários que sejam empenhados e talentosos. O crescimento é percebido tanto pela firma, que passa a ter funcionários produtivos, como pelo próprio colaborador, que avança na carreira!

 

Como proporcionar um ambiente de trabalho motivacional

 

Achou que motivação estava atrelada ao dinheiro? Melhor pensar novamente.

De acordo com os próprios funcionários de diversas organizações, a realidade é um pouco diferente.

Segundo pesquisa realizada pela empresa TINYPulse, com mais de 2.000 funcionários de mais de 500 empresas diferentes, a remuneração e os benefícios aparecem apenas em sétimo lugar nas respostas para “O que motiva você a se superar e ir além na sua empresa?”

A parceria entre os colaboradores – ou “camaradagem” – aparece em primeiro lugar, seguida pelo desejo intrínseco de fazer um bom trabalho e sentir-se encorajado e reconhecido.

Então nada de achar que tudo é uma questão de dinheiro. A motivação varia entre os funcionários. Eles podem mudar diariamente seus desejos e prioridades, por isso é importante manter-se próximo a todos.

Procure ficar familiarizado com as vontades dos seus profissionais para saber a melhor forma de mantê-los motivados!

Os estímulos para a motivação são diversos, como:

  • Reconhecimento;
  • Abertura comunicacional entre os diferentes cargos da empresa, onde feedback e diálogos construtivos sejam possíveis;
  • Autonomia;
  • Desafios.

Esses são só alguns exemplos, mas a lista de incentivos à motivação é extensa.

E a empresa também pode (e deve) ser mais ativa nesse sentido!

O primeiro passo, claro, é assumir a importância da motivação nas organizações. A firma pode investir em palestras para os funcionários, dinâmicas em grupo, cursos profissionalizantes ou motivacionais, pesquisas de clima organizacional, entre outras atividades.

É por conta das diferentes vontades dos funcionários que o líder deve ter um papel igualmente de comando como de convergência, sendo capaz de dialogar com os variados desejos da empresa e de seus colaboradores.

Não é uma tarefa fácil. Mas considerando todos seus benefícios, é altamente recomendável que as empresas passem a valorizar e dar mais atenção aos seus funcionários, para que eles consigam encontrar motivação e felicidade no trabalho.

Para quem está precisando de ajuda nesse sentido, o coaching empresarial é uma excelente maneira de fortalecer a empresa e o relacionamento entre gestores e funcionários.

Entre as funções do coaching empresarial, está o suporte aos líderes, que conseguem trabalhar com o coach para melhorar a gestão organizacional. Com uma boa gestão, a equipe pode encontrar a motivação necessária para exercer o melhor trabalho possível.

Agora que você já sabe da importância da motivação nas organizações, que tal ficar por dentro de outras dicas? Curta a página da Ione Cortese no Facebook e acompanhe todas as novidades e publicações!

Deixe seu comentário

Resolva a conta abaixo para publicar seu comentário: *