O que é PNL e para que serve? Tudo o que você precisa saber!

É capaz que você já tenha se deparado com o termo PNL, como é conhecida a Programação Neurolinguística, mas não tenha se aprofundado no assunto. O nome imponente é só uma das facetas do método, que tem capacidade de mudar hábitos e dar apoio rumo à felicidade. Vamos explicar por que você deve ficar por dentro da PNL para garantir melhorias à sua vida!

A Programação Neurolinguística foi criada na década de 70, no estado da Califórnia, por Richard Bandler e John Grinder. Os dois uniram os seus conhecimentos em psicologia, filosofia e linguística para formular o que viria a ser uma das mais importantes ferramentas de desenvolvimento pessoal.

Entre as principais influências da dupla estava o psiquiatra Milton Erickson, que fundou a “hipnose Ericksoniana”, capaz de ir a fundo na área comportamental da mente dos seus pacientes. Intrigante, não é mesmo?

Ficou interessado em saber mais sobre o que é a PNL, para que serve e como ela pode ajudar a mudar sua vida?

 

Mas afinal, o que é PNL?

 

Esse método trabalha em cima de três bases, indicadas no próprio nome Programação Neurolinguística. A primeira base é o “neuro”, que diz respeito aos processos cognitivos. Eles são influenciados pelos nossos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. É a partir dos sentidos e da nossa vivência que desenvolvemos determinados significados, referências e comportamentos, alguns até inconscientes.

A linguística, por sua vez, é a nossa forma de organizar ideias, atitudes e também de nos comunicarmos uns com os outros. Ou seja, a linguagem!

Por fim vem a programação, a chave final da PNL. Ela combina tanto as nossas organizações de pensamentos e ações como as influências que recebemos pelos sentidos.

E para que, afinal, serve a Programação Neurolinguística? Esse método tem a capacidade de estudar nossos comportamentos a fim de mudar certos padrões, inclusive aqueles que você nem cria consciência de que estão acontecendo! Com as técnicas da PNL, podemos modificar processos mentais, seja para que nossas ações tenham o resultado desejado, seja para modelar estruturas que resultam em comportamentos negativos.

 

Técnicas da PNL

 

Agora você já sabe o que é a PNL e para que ela serve. Se você quer aplicar a Programação Neurolinguística para aperfeiçoar alguns setores da sua vida, então precisa conhecer algumas das várias técnicas da Programação Neurolinguística.

Um dos princípios fundamentais para utilizá-las é o autoconhecimento. Para mudar os gatilhos dos comportamentos, devemos ter uma boa consciência sobre nós mesmos, além de nos mantermos atentos às pessoas no nosso entorno. Percepção é tudo!

Por isso, a primeira técnica da PNL que você pode usar é: elogiar-se!

Enumere suas qualidades e escreva quais seus pontos fortes, seja na carreira ou na vida pessoal. Também perceba o que você gostaria de melhorar. Além de auxiliar a desenvolver a autoconfiança, a técnica faz com que você encontre equilíbrio para mudar o que achar necessário. Entendeu por que o autoconhecimento é fundamental para a Programação Neurolinguística?

Uma segunda técnica tem a ver com a sua rotina. Analise o que você considera como prioritário, urgente ou importante durante o dia a dia. Então procure ter foco nessas tarefas, assumindo responsabilidades e deixando de lado a procrastinação. Molde a sua mente para que ela entenda a relevância e os benefícios de concluir tais pendências. É hora de agir!

Outra ótima sugestão de técnica é a definição de metas e objetivos para a vida. Afinal, a PNL está aqui para dar o empurrãozinho que você precisa para atingi-los! Estabeleça prazos para essas metas, independentemente do setor da vida a que elas digam respeito – carreira, estudos, viagem, exercícios, comportamento…

O importante é que seja algo que dependa de você e das suas ações. Após definir a meta, deixe à sua vista imagens relacionadas a ela e com as quais você se depare todos os dias para trazer motivação. E corra atrás da meta a partir de agora!

 

Para que serve a PNL?

 

A Programação Neurolinguística é muito utilizada por empreendedores, chefes e pessoas que estão atrás do sucesso, seja profissional ou pessoal, devido às amplas possibilidades que seu conjunto de ferramentas oferece.

E são muitas possibilidades mesmo! A PNL é capaz de melhorar a forma de se comunicar, de tratar doenças psicossomáticas e fobias, subir na carreira, desenvolver comportamentos mais eficazes, ter mais consciência das próprias ações e estados emocionais… É uma longa lista de vantagens para aqueles que fazem uso da Programação Neurolinguística.

Tome como exemplo uma pessoa cujo foco é a carreira profissional. Ao aplicar as técnicas e ferramentas da Programação Neurolinguística, ela logo descobre que a PNL tem o poder de motivar, facilitar a aceitação em momentos de mudança, desenvolver um líder, ajudar na gestão de pessoas e até ser resolutiva para conflitos de personalidade!

O resultado da Programação Neurolinguística é observado em qualquer área da vida que você queira aprimorar, como liderança, esportes, relações interpessoais, empreendedorismo, ações sociais, educação, resolução de conflitos, vendas e demais necessidades. Depende só da sua força de vontade para mudar as estruturas da mente às quais você já está acostumado.

Alinhando mente, comportamento e objetivos, a PNL reprograma o indivíduo para o sucesso no campo que ele desejar. Esse trabalho também envolve um exercício cuidadoso em cima de traumas ou experiências negativas que estejam resultando em uma programação ruim no cérebro, para que eles não sejam determinantes na sua vida.

Não é à toa que as pessoas que descobrem o que é a PNL e para que ela serve vão correndo desfrutar dos aspectos positivos que promove. Por isso já existem vários cursos disponíveis que ensinam as técnicas da Programação Neurolinguística de maneira eficaz e detalhada. Entre os cursos oferecidos, destaca-se o da coachee Ione Cortese, que com frequência repassa seus ensinamentos da Academia da PNL em diversas cidades do país!

Confira os benefícios da Programação Neurolinguística para sua vida o quanto antes. Conheça a página de cursos da Ione Cortese e fique atento às datas dos próximos cursos da Academia da PNL! Que tal ser a próxima pessoa a descobrir todos os pontos positivos que as técnicas da programação mental oferecem?

3 thoughts on O que é PNL e para que serve? Tudo o que você precisa saber!

    • Olá Patricia, me chamo Paola, falo da equipe Ione Cortese.
      O curso Practitioner em PNL não está disponível no formato Online, apenas turmas presenciais.

      Cidades que receberão esse treinamento:
      Chapecó – SC nos dias 01 à 05 de Maio
      Cascacel – PR nos dias 17 à 21 de Julho
      Florianópolis – SC nos dias 24 à 28 de Julho

      Se preferir, entramos em contato e lhe passamos informações detalhadas.
      Estou disponível no Whatsapp: 46 9 8822-0065

      Grande Abraço

Deixe seu comentário

Resolva a conta abaixo para publicar seu comentário: *