Planejamento de carreira e sucesso profissional: qual a relação?

profissional desenhando grafico de planejamento de carreira e sucesso profissional

O sucesso profissional não é apenas o desejo de milhares de pessoas em todo o mundo: hoje, é quase que uma necessidade básica para se alcançar satisfação na carreira.

Contudo, nem sempre as pessoas sabem como atingi-lo. Além das muitas dúvidas que surgem nesse processo, o que costuma fazer com que não atinjamos o sucesso profissional é uma falta de planejamento pessoal.

Por exemplo, muitas pessoas jamais se deram a chance de analisar as oportunidades de seu futuro profissional, o que atingiram até o momento e quais são seus objetivos. E isso é algo que deve ser feito constantemente, pois ajuda a pensar nas trajetórias que geram mais possibilidades de sucesso e desenvolvimento.

Por isso, neste post vamos falar sobre a relação do planejamento de carreira com o sucesso profissional e como o coaching pode ajudar neste processo. Confira!

inscrição virada da semana

Qual a relação entre o planejamento de carreira e o sucesso profissional?

Como você já deve imaginar, o planejamento de carreira e o sucesso profissional estão muito ligados, já que, para que você chegue no segundo, muito provavelmente terá que passar pelo primeiro – e isso deve ser feito de forma muito pensada.

Claro que, antes de tudo, é importante lembrar que sucesso é algo que varia de pessoa para pessoa, e depende das metas, das oportunidades e possibilidades de desenvolvimento de cada um.

Por exemplo, é bem comum que uma pessoa, depois de estudar, seja em uma graduação ou num curso técnico, desenvolva mais interesse em determinada área de seu campo de atuação. Então, é natural que ela passe a procurar possibilidades de emprego ligadas a essa área, até que consiga um trabalho relacionado ao que busca.

Mas quais devem ser os próximos passos? Será que é nesta área mesmo que ela gostaria de continuar? Ou nesta mesma empresa? Qual é o cargo que almeja ter? E quando quer chegar lá? O que precisará estudar para atingir seu objetivo? Quais novas habilidades terá que desenvolver? De um modo geral, como será seu futuro profissional?

Essas perguntas podem – e devem – ser feitas para que a pessoa tenha mais chances de atingir os objetivos que tem. E é por isso que o planejamento de carreira é imprescindível. Perceba que há um aspecto muito pessoal nele, porque ele se relaciona à trajetória individual de cada um, levando em conta os sonhos, esperanças e possibilidades de determinado campo de trabalho.

Outro aspecto importante da relação entre o planejamento de carreira e o sucesso profissional é que o primeiro permite que você assuma decisões sobre sua carreira de forma proativa, e não se torne apenas refém das oportunidades que possam aparecer.

Em outras palavras, você deixa de esperar que “as coisas aconteçam” para fazê-las acontecer. Você passa a ter mais controle da situação, embora, é claro, mudanças inesperadas e fora do seu controle continuarão a surgir – e isso não é necessariamente ruim.

Resumindo, com o planejamento de carreira, você pode agir para ajudar a criar as oportunidades que você deseja. É uma forma de criar inovação e de ultrapassar obstáculos para atingir suas metas. Além de trazer benefícios para sua carreira, também mostrará ao mercado que você tem iniciativa, o que provavelmente ajudará a abrir portas para você – trazendo ainda mais oportunidades.

Contudo, não se pode esquecer que um planejamento de carreira exige comprometimento e disciplina para funcionar. Além disso, algumas vezes você terá que tomar as decisões que agradam menos, mas que são as mais racionais e que, em longo prazo, trarão mais benefícios profissionais.

 

Como fazer um planejamento de carreira focado no seu sucesso profissional?

Vamos à prática: para fazer um planejamento de carreira cujo foco seja seu sucesso profissional, comece traçando um esquema com os seus objetivos profissionais. Com base nesses objetivos, trace metas. Contudo, tenha em mente que essas metas precisam ter fundamentação, ou seja, você realmente deve querer cumpri-las, e continuará querendo pelo menos em médio prazo.

Tente explicar como essas metas estão relacionadas aos objetivos que você almeja atingir. Em resumo, para atingir seu objetivo, você precisa percorrer uma trajetória, e essa trajetória é cheia de metas. Logo, elas precisam fazer sentido em relação ao seu propósito.

A partir disso, estipule um prazo para o cumprimento das metas (seja realista, pois algumas coisas levam tempo). O ideal é criar diferentes espaços de tempo, como um ano, três anos, cinco anos. Depois disso, trace estratégias para alcançá-las.

Se você tiver dificuldade de iniciar, talvez precise dar um passo atrás e rever alguns conceitos anteriores que não estejam bem definidos para você, como:

  • Mapeamento pessoal: identificar seus valores, interesses, motivações e talentos;
  • Mapeamento de competências: lista das competências técnicas e gerais que você tem;
  • Mapeamento do mercado de trabalho: defina a área, cargo e função que interessam a você e o que precisa para chegar lá, analisando possibilidades, desafios e riscos;
  • Enumere as consequências e efeitos da decisão por determinada carreira (por exemplo, qual será o seu provável padrão de vida);
  • Liste os sacrifícios que terá que fazer para se solidificar nesta carreira;
  • Avalie vantagens e desvantagens;
  • Elenque possíveis alternativas e planos B;
  • Depois disso, volte ao plano de ação (objetivos, metas e prazos), cruzando todos esses dados e incluindo estratégias de organização financeira e do tempo.

Como o coaching auxilia no planejamento de carreira?

Pode parecer muita coisa – e é – e, por isso, pode ser muito proveitoso contar com a ajuda de um coaching para organizar seu plano de carreira.

O coaching de planejamento de carreira ajuda profissionais, sejam eles jovens ingressando no mercado de trabalho ou profissionais experientes que buscam um novo rumo para sua carreira, a alcançarem suas metas e atingirem o sucesso profissional.

O trabalho do coaching ajuda a descobrir os pontos fortes e fracos do profissional, a determinar objetivos e metas, e usa metodologias e ferramentas que estimulam o autoconhecimento e autorreflexão.

Além disso, busca o crescimento constante do profissional, permitindo que ele direcione melhor as decisões relacionadas à sua carreira, reduzindo a possibilidade de cometer erros nesse processo.

Essas dicas de planejamento de carreira são apenas o primeiro passo que você deve dar para chegar a seu processo profissional. E para ficar por dentro de mais dicas como essas e outros conteúdos exclusivos, é só clicar abaixo:

inscrição virada da semana

E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para acompanhar todas nossas novidades e publicações!

One thought on Planejamento de carreira e sucesso profissional: qual a relação?

  1. Amei o conteúdo. Muita gratidão por ter me oportunizado a fazer a grande virada em minha vida pessoal e profissional, confesso que não imagina do que era capaz e quando aprendemos a colocar metas, foco e determinação acontece. #GRATIDÃO

Deixe seu comentário

Resolva a conta abaixo para publicar seu comentário: *