Prosperidade financeira: o que está te impedindo de alcançá-la?

Mulher idealizando a sua prosperidade financeira

Prosperidade financeira é um objetivo em comum à grande maioria das pessoas. Afinal, todos nós temos contas a pagar, vontades, sonhos e desejos a realizar. Perceba que todos esses planos envolvem uma renda e, para realizá-los, precisamos prosperar financeiramente.

Note também que ser próspero não é, necessariamente, sinônimo de ser rico. Nesse contexto que estamos abordando, prosperidade tem a ver com controle e equilíbrio das nossas finanças, que é o que vai nos permitir chegar onde queremos.

Infelizmente, para muitas pessoas – eu diria que boa parte da população, na verdade -, essa não é uma realidade. Porém, isso acontece não por uma questão de sorte ou competência. Existem pequenas coisas, pequenos obstáculos, que podem atrapalhar o caminhos dessas pessoas na busca da prosperidade e da tão sonhada independência financeira.

O que está te impedindo de conquistar a prosperidade financeira

Em primeiro lugar, a prosperidade financeira resume-se, em grande parte, a uma palavra: organização. Aqui, me refiro à organização não somente financeira, mas, sobretudo, mental.

Para ser próspero financeiramente ou para realizar qualquer projeto com sucesso, é necessário utilizar um mindset adequado, que nada mais é do que a mentalidade que cada um de nós nutre sobre determinada área.

Nesse sentido, o mindset tem a ver com nossa capacidade de tomar decisões e de enxergarmos oportunidades. Uma pessoa que possui uma mentalidade positiva e vencedora consegue captar cada chance que aparece à sua volta. E não se trata de ser otimista, mas de aproveitar a energia que existe ao seu redor e, no lugar de se queixar dos seus problemas, buscar soluções e estratégias que a levem a alcançar os objetivos traçados.

Sendo assim, o principal passo para ajustar o seu mindset é se livrar das crenças limitantes sobre dinheiro. Essas crenças nada mais são que ideias pré-concebidas pelo senso comum, presentes em nosso subconsciente, que atrapalham nossa relação com o dinheiro e nos impedem de prosperar.

Noções como “ter muito dinheiro não é bom” ou “só enriquece quem não é honesto” ou ainda “eu não nasci para ser rico” são exemplos de crenças limitantes que, inevitavelmente, vão te impedir de chegar à prosperidade financeira.

Por fim, é importante ressaltar que ser próspero nas finanças também está intrinsecamente ligado ao controle das nossas emoções e impulsos. Pessoas bem sucedidas têm em comum a capacidade de gerir bem suas emoções.

Quem sucumbe ao seu lado mais irracional e, por exemplo, faz uma compra por simples impulso está desperdiçando um dinheiro que poderia ser investido em prol de algo mais relevante, que contribui, de fato, para sua própria prosperidade.

inscrição virada da semana

5 passos para alcançar a prosperidade financeira

Como tornar a prosperidade financeira uma realidade? Existem algumas dicas que podem te ajudar a ajustar seu mindset e a mudar sua relação com suas próprias finanças rumo à prosperidade. São elas:

1. Crie metas

Objetivos bem traçados são essenciais em qualquer aspecto da vida. E em relação às finanças isso não é diferente. Para alcançar a prosperidade financeira, é preciso ter metas claras e, acima de tudo, alcançáveis.

Na hora de delimitar seus objetivos, questione-se: trata-se de uma meta que poderia alcançar? É possível, na minha condição financeira atual, guardar essa quantia que estipulei? Eu tenho conhecimento e condições para lidar com todo esse capital?

Perguntas como essas são fundamentais para atuarem como guias para a conquista de cada objetivo estabelecido. Caso repare que alguma de suas metas seja muito difícil de alcançar, divida-a em etapas menores. Por outro lado, caso sinta-se à vontade, dê-se a liberdade de arriscar.

2. Supere seus traumas

Todos já passamos ou conhecemos alguém que passou por dificuldades relacionadas às finanças. Experiências assim podem gerar traumas que nos limitam na conquista da prosperidade financeira.

Por isso, mais uma vez a racionalidade deve ser o fio condutor para que reflitamos sobre esses traumas e aprendamos com eles, para não errar novamente. Saber encarar momentos de baixa e como utilizar esses aprendizados ao seu favor é primordial para seguir em constante evolução.

3. Mereça mais

Todas as pessoas possuem um nível próprio de merecimento que elas mesmas se atribuem. Por exemplo: se você acha que deve ter uma renda de R$ 10 mil por mês, você provavelmente vai trabalhar muito para chegar lá e, uma vez que alcançar esse valor, vai acomodar-se e não vai colocar esforços extras para superá-lo.

Sendo assim, é preciso aumentar o seu nível de merecimento. Não há nenhum problema em acreditar que você merece mais e batalhar para isso. Ao alcançar o que você entende como merecido ou suficiente, eleve novamente a barra. Caso contrário, se você acreditar que não merece mais do que já conquistou, jamais vai será próspero financeiramente.

4. Evite o pessimismo

Muitas pessoas confundem pessimismo com realismo. Isso é um problema. O pessimismo pode tirar suas chances de prosperar, pois pensamentos negativos possuem um grande poder de influência nos nossos sucessos.

Momentos de dificuldade ou em que devemos dar um passo para trás são um prato cheio para que o pessimismo tome conta do nosso cotidiano. Nesse sentido, traçar metas alcançáveis é uma maneira eficaz de combatê-lo e de reforçar sua crenças nas suas próprias capacidades e nos seus próprios potenciais.

5. Tenha em quem se espelhar

É muito provável que você conheça alguém que já alcançou a prosperidade financeira, seja um amigo, conhecido ou até membro da família. O fato é que essas pessoas têm muito a nos ensinar e a trajetória que traçaram pode trazer grandes ensinamentos.

Não há problemas em se espelhar em alguém e seguir alguns de seus passos. Aliás, destaco a palavra “alguns”, pois toda trajetória tem suas singularidades e cada pessoa tem objetivos diferentes. Assim sendo, saiba interpretar e adaptar as situações e estratégias do seu “mentor” para o seu contexto, buscando ensinamentos que possam ser valiosos para a sua jornada.

Como o Coaching pode te ajudar a alcançar a prosperidade financeira

Como vimos, alguns dos grandes obstáculos para quem deseja conquistar a prosperidade financeira são a falta de disciplina e de controle sobre suas próprias emoções. Vimos também a importância de um mindset correto para que possamos abrir nosso olhos às oportunidades ao nosso redor.

O coaching oferece ferramentas poderosas para lidar com todos esses aspectos, fornecendo os subsídios necessários para capacitar potencialidades e acelerar resultados.

Sendo assim, no aspecto financeiro, o coaching pode ensiná-lo a usar seu dinheiro com mais sabedoria, sabendo identificar oportunidades e aproveitá-las da melhor maneira possível. Além disso, essas técnicas também te ajudarão a se libertar de crenças limitantes e a direcionar seu mindset para uma mentalidade positiva e vencedora.

O minicurso gratuito Os 4 Passos para Alcançar Sua Grande Virada é ideal para quem deseja conquistar grandes mudanças na sua vida, entre elas, como finalmente alcançar a prosperidade financeira.

Ficou interessado? Então acesse agora mesmo o nosso site e inscreva-se!

Deixe seu comentário

Resolva a conta abaixo para publicar seu comentário: *